Skip to content

Análise do Ubuntu 6.10 e Notebook HP Pavilion dv4000

Hoje não vou escrever nada muito técnico, mas sim farei uma breve (ou seria brevíssima?) análise do Ubuntu EDGY rodando sobre um notebook HP Pavilion DV4000.

Introdução: Porque não Debian?

Como muitos devem saber, instalar linux em um notebook selado com o famoso “Designed For Microsoft Windows” pode não ser uma tarefa muito fácil.

Como aqueles que me conhecem também sabem, sou fã do debian, e por isso é óbvio que coloquei debian no notebook. Mas esta opção teve vários problemas, dos quais com um pouco de esforço consegui resolver grande maioria, e até botar a placa 3D pra rodar.

Os problemas que encontrei foram:

  1. Não consegui colocar a placa wireless 100%.
  2. A placa 3D não ficou 100%. Sempre dava um erro, e alguns programas não abriam.
  3. Botões multimidia não funcionaram logo de cara
  4. O Scroll do touchpad não estava funcionando corretamente

1) A placa wireless dos centrinos geralmente rodam com o firmware ipw2200, mas o debian por algum motivo (não deixar carregar os drivers proprietários do mal, como disse ironicamente o Morimotto) não inclui alguns componentes necessários para isso, sendo necessário puxar o código fonte do udev e instalar um componente. [1]
Além disto, não foi possível colocar a placa wireless em modo promíscuo.

2) Como faz muito tempo que eu instalei, não lembro exatamente os erros que davam. Mas precisei instalar alguns módulos do X pelos fontes que puxei da internet. E não ficou 100% pois sempre dava alguns erros.

3) Utilizando do hotkeys e um teclado multimedia da HP, consegui colocar os botões multimedia para funcionar.

4) O touchpad funcionava, menos o scroll. Copiando as linhas do xorg.conf do mandriva, consegui coloca-lo para funcionar.

Ubuntu? Mais um derivado do Debian??? Credo…

Sempre preguei a seguinte idéia: “Kurumin, knoppix e outros derivados são lixo! Bom é usar o debian puro!”, mas esta minha idéia mudou depois que conheci o Ubuntu.

Depois de muito resistir em mudar de distribuição, fui convencido pelo meu amigo Arthur Furlan a experimentar o Ubuntu. Como um dia acabei precisando re-instalar o debian da minha máquina, resolvi testar antes o tal do Ubuntu.

Ubuntu: Primeiras impressões.

A primeira impressão que eu tive do Ubuntu (começei pelo 5, mas como vi que estava legal instalei o 6.6 logo em seguida) foi muito boa. Uma interface amigável, e a instalação extremamente simples. Para os fãs de Debian como eu, estavam lá todas as ferramentas padrão do debian e todos os pacotes disponíveis (e mais alguns).

Agora, o que mais me impressionou foi quando eu experimentei o tal do glxgears (testador da placa 3D), quando percebi que sem nenhuma configuração adicional, a placa 3D já estava funcionando sem nenhum problema.

glxgears

O Scroll também já estava funcionando, e a placa wireless também.

Sem contar que os pacotes do Ubuntu estão sempre novos. Na versão 6.10 temos gaim2, firefox 2 e gnome 2.16.

Conclusão.

Hoje posso dizer que “estou migrado” para ubuntu. Uma distribuição que é extremamente simples para instalar e usar (qualquer um consegue), e ao mesmo tempo possui todas as ferramentas mais “geeks” do Debian.
[]’s

Danilo Cesar

2 Comments