Skip to content

Windows? Nem de graça….

O que causou muito fusuê no último dia foi o comentário feito pelo Sr. José Luiz de Aquino, da assessoria especial da Presidência em relação ao Windows nos programas de inclusão digital: “Vieram aqui e chegaram a oferecer o Windows até de graça. Mas essa possibilidade não existe. Só usaremos software livre.

Geralmente não entro nestas brigas de SoftwareLivre, mas depois de ler algumas críticas tive que comentar.

Óbvio que a medida foi dramática, mas o governo brasileiro não é o primeiro a adota-la. E não é incentivo ao Linux; É incentivo ao não-monopólio. E se hoje o mercado de trabalho é apenas “10% linux”, é porque não foram tomadas medidas como estas antes, pois a MS era a única opção. Hoje não é mais.

O governo escolheu a opção mais barata a curto, médio e longo prazo. Treinar os jovens em linux ao invés de windows, significa uma redução de custos enorme daqui a 10 anos, pois a aceitação de mercado será muito maior, e o número de profissionais qualificados também.

O problema todo é que a MS dá windows de graça em projetos sociais, mas ela não dá o windows de graça para as empresas (ou governo) que irão contratar essa galera. E isso vai sai caro. Muito caro.

Creio que não foi uma decisão ideológica, mas sim estratégica.

Espero que tenha passado minha opinião.

Update

Vejo os comentários da galera em outros Blogs falando sobre “essa tal liberdade”. Vamos por no papel: Windows e Linux de graça. O governo teve a liberdade de escolher entre um e outro. E optou por Linux. Por que é o mais conveniente. Acho que o público deve entender que financiamento do governo não é caridade. O governo espera alguma coisa com isso. Quer ver resultado, quer ver crescimento. E infelizmente não é possível conseguir crescer tecnologicamente pagando 600 reais por cada licença do Sistema Operacional, mais 1200 no pacote Office.

De que adianta Windows de graça em computadores baratos para não ter praticamente nenhum retorno depois?

Acho que a questão é esta. A liberdade não foi comprometida. A liberdade está ali, na escolha do governo, por linux! 

10 Comments