Skip to content

Analisando ações da Bovespa no Linux com QtStalker

Creio que muitos dos leitores aqui tenham interesse em Mercado de Ações. Com certeza, muitos compram e vendem ações, e uma pequena porcentagem destes deve fazer análise técnica antes de opera-las

Como este é um assunto que me interessa bastante, estava à procura de um software que me ajudasse na construção dos gráficos. E encontrei o QtStalker.

Instalação

A instalação do software é feita, nas distribuições debian’s like, da seguinte forma:

sudo apt-get install qtstalker

Ou se preferir, pode puxar a última versão aqui.

Primeira impressões do Software

O programa pare ser em si bastante completo.

ScreenShot QtStalker

Não chega a ser um home broker profissional, mas para o pequeno e médio investidor, creio que está ótimo.

Potêncial do Programa: No que ele me ajuda?

O QtStalker possui uma série de opções afim de ajudar o investidor no controle de suas ações. Além do software fazer a sincronização online dos dados das ações (valor de abertura, fechamento, volume, máximo, mínimo, entre outros), ele mostra sempre o gráfico histórico de preços das ações. As opções mais interessantes de gráfico são:

  1. Gráfico de Linhas
  2. Gráfico de Barras
  3. Candle Stick

CandleStick

(gráfico CandleStick e outras opções)

A sincronização dos valores das ações pode ser feito de várias formas, mas no caso da Bovespa (Bolsa de São Paulo) precisamos usar a API do Yahoo (A única forma que encontrei foi esta). O que acarreta em um atraso de 15 minutos na atualização. Mas para quem não faz DayTrade, creio que não seja muito.

Outra ferramenta bastante interessante do QtStalker é o BackTester:

Com esta ferramenta é possível criar regras de negócio para compra e venda de ações baseada nos sinais dos indicadores (Veremos o que são indicadores em breve). Após criar estas regras, você pode fazer simulações do tipo “E se X acontecer?” Ai o sistema vai te retornar informações sobre este cenário e como suas regras sairíam.

Bovespa: E como analizar as ações na bovespa com o QtStalker?

Eu me bati um pouco para descobrir como fazer isto, até que através de um link no google descobri como fazer: Basta por .SA no fim do nome da ação. Então vamos lá!

Primeiramente vá no meu Tools/Quotes

Selecione como Quote Plugins o Yahoo e clique no ícone de configurações ao lado.

Atualizando para Bovespa

Clique em New Symbol, e adicione as ações que você deseja observar. Lembre-se de que elas devem estar separadas por espaço, e ao fim delas deve conter o símbolo “.SA”. Por exemplo, se você deseja observar os valores da VALE e da Petrobrás, adicione a seguinte string: VALE3.SA PETR4.SA
Selecione também o method “Auto-History”, e dê um OK.

Clique agora em Update!

Você deverá receber uma confirmação da seguinte forma:

Quotes-Confirmação

Se tudo correu bem, suas ações deverão estar listadas à direita.

Adicionando Indicadores.

Não vou aqui dar um curso sobre bolsa de valores nem sobre indicadores. Mas vou explicar resumidamente que indicadores são fórmulas calculadas para tentar descobrir a tendência do movimento de uma ação. Cada trader usa os indicadores que mais lhe agradam. Os indicadores que eu costumo usar são:

  1. Force Index
  2. MACD
  3. Médias Móveis
  4. OBV
  5. Estocástico
  6. Suporte/Resistência

Todos estes indicadores podem ser retornados de forma fácil pelo QtStalker. Apenas o suporte e resistência que não tem, mas de qualquer forma prefiro calcular eu mesmo. Abaixo segue uma ScreenShot do gráfico MACD da Saraiva:

MACD-Saraiva

O QtStalker possui uma série muito grande de indicadores. A lista completa pode ser encontrada aqui.

Considerações Finais.

Bom, nem tudo é perfeito né.

O primeiro problema é que é necessário que os valores sejam pegos do site do yahoo. O fato do download não ser feito diretamente da Bovespa me incomoda um pouco pois os valores podem ser manipulados.

O programa é feito em QT e se encontra em sua versão 0.33, mas o desenvolvedor está meio sem tempo para continuar contribuindo. Procurei alguma coisa feita em GTK+ (com python tudo seria muito mais portável), mas infelizmente não encontrei nenhuma… =(

Mas mesmo com todos estes problemas, creio que é um exelente programa. Estou com eles a alguns dias, e estou bastante contente com os resultados.

Segue abaixo alguns links que acho importante para quem deseja conhecer mais sobre análise técnica ou o QTStalker.

  1. Folhainvest em Ação
  2. InfoMoney
  3. Curso de Introducao ao Investimento na Bovespa
  4. Tutorial do QtStalker
  5. Aprendendo com gráficos
  6. Nelogica РTecnologia e Informa̤̣o para o Mercado Financeiro

Estes 2 últimos muito bons para quem está iniciando.

É isso ai! Aguardo comentários!

[]’s, bons negócios e um bom Feriado!

20 Comments