Skip to content

Extra, extra… Nokia adquire TrollTech

A Nokia divulga suas intenções de adquirir a trolltech.

Com estas informações tenho duas perguntas:

Será a Nokia capaz de manter a qualidade da biblioteca QT?

Será que veremos uma licença LGPL para a libQT? Se isto acontecer, será o fim da libGTK?

9 Comments

  1. Nem ferrando…
    A QT irá morrer de vez… :)

    Posted on 28-Jan-08 at 3:46 pm | Permalink
  2. Marcos Mateus

    Colocar um título forçado destes em vez de chamar leitores vai afastá-los,
    se o cara não é confiável a ponto de dar como feito um fato que é apenas
    uma probabilidade porque haverei de confiar nele.

    Seja honesto!

    Posted on 28-Jan-08 at 5:17 pm | Permalink
  3. Não desmerecendo a Qt, penso que a Nokia adquirir a Trolltech tem a ver com o fato de algumas empresas gostarem de ter Controle Total(TM) de algo, o que não era possível com Hildon/GTK+.
    Isso foi apenas um pensamento rápido vagamente relacionado com a lembrança do caso da Nokia se objetar à inclusão do OGG/Theora como codec de vídeo pra o HTML5.

    Posted on 28-Jan-08 at 7:45 pm | Permalink
  4. Danilo Cesar

    Pois é Marcelo, depois que eu vi o post do Barbieri na lista do maemo que eu percebi a dimensão da coisa…

    O que eu entendi que é que QT será usada na plataforma symbian, o que permite que outras empresas utilizem o código mas não fechem a aplicação ( a não ser que paguem licença ). O que não ocorre com a GTK, que permite que o fonte da aplicação não seja distribuído. Logo, a motorola, se quiser utilizar a lib em seus celulares precisará divulgar os fontes…

    Bom, foi mais ou menos isso de que entendi daquilo que o Barbieri falou, que pra mim faz todo sentido.

    Posted on 28-Jan-08 at 8:16 pm | Permalink
  5. Sim, faz muito sentido o que o Barbieri falou. Assim como acredito que faz muito sentido algumas coisas que percebo, e que são contrárias. Mas como dizia Rajneesh um cara pode tentar convencer outro por horas e este não vai sair movido nem um milímetro. E vice-versa.

    Continuo com GTK+ de qualquer modo, porque acredito ser estrategicamente bom usar uma tecnologia que não permite que *uma* empresa tenha controle total. É isso que acho ruim na Qt, não a falta de mérito técnico. Se hoje a Nokia possuir a Trolltech pode ser ruim pra Motorola, amanhã pode ser ruim pra você (este é um “você” genérico, como aquele dedo to Tio Sam apontando pra “você”.

    Bem, na pior das hipóteses mudo pra coisas mais low level, ou… Android! :P

    Posted on 28-Jan-08 at 8:59 pm | Permalink
  6. Danilo Cesar

    @Marcos:
    A transação já foi feita cara…

    Posted on 29-Jan-08 at 7:09 pm | Permalink
  7. ivan

    mais facil o qt morrer que o gtk,
    devido ao apoio da comunidade.

    :)
    ivan

    Posted on 30-Jan-08 at 12:42 am | Permalink
  8. Danilo Cesar

    Mas “bota apoio da comunidade nisso aí”.
    GTK (Hildon coisas) é uma seção minúscula dentro Nokia. Não faz nem cócegas. Apenas os N810 + N770 + N800 que o utilizam. E o que são estes aparelhos perto do número dos SXX que a Nokia possui? Nada…

    Não é legal usar GTK em celulars porque é LGPL, qualquer um (Motorola) pode copiar e fechar o código. Portante creio que QT dominará esta área toda. Se um dia o pandemônio de frameworks (Native-Symbian, QT, OpenC, Hildon ie.: se pode-se chama-los de framework) forem unificados, o primeiro a cair fora é o Hildon porque os tablets da Nokia não são totalmente lucrativos e ainda aparentam estar em fase de testes, tipo pesquisa…

    Mas sei lá, sou fanboy da Nokia e da QT. Como disse um amigo meu, está muito cedo para achar alguma coisa. Empresas são empresas e seguem o mercado. O que não é lucrativo é descartado. O que realmente acontecerá saber-se-á daqui a um tempo.

    Só espero não ter meus brinquedos[maemo e qt] esquecidos por ela. ;)

    Posted on 30-Jan-08 at 9:42 pm | Permalink
  9. Adoro os comentários sobre esse assunto =)
    Fala-se tanto da comunidade GTK pra Nokia e no final das contas conta-se nos dedos as aplicações “reais” que vieram dessa comunidade, sem serem indiretamente pagas pela Nokia.

    Hildon? Um remake da UI S80, do telefone 7700 e 7710 adaptado (ousaria em dizer) as pressas para o tablet, sem qualquer ligação com as necessidades atuais do mercado tem termos de ui.

    GTK? tb, infelizmente devido a não pertencer a ninguem, fadado a ser esse cara bravo (admiro a comunidade) mas tb meio sem rumo em pontos importantes (olhando do lado de UI principalmente) que simplesmente o desejo de manter compatibilidade acaba matando.. (assim como o velho windows se matou).

    Não quero jamais o fim disso ou daquilo, mas no caso do GTK ele precisa muito de uma re-engenharia não pra ser igual a isso ou igual aquilo, mas para se adaptar as necessidades modernas de um toolkit de UI.

    No fim… eu quero é ver cada vez melhores produtos, que deem liberdade pra quem quer.. e que seja usaveis pra quem não dá a minima pra isso e so quer algo que não seja anos 90.

    BR

    Posted on 06-Feb-08 at 8:18 pm | Permalink

3 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] Linux, SoftwareLivre/OpenSource   Nem ia falar sobre isso, mas comecei a comentar no blog do Danilo, então vou colocar algo aqui. Como estou preguiçoso, já falei um tanto sobre o que penso da Qt […]

  2. protected * void / QT mudando para LGPL on 14-Jan-09 at 9:28 am

    […] menos uma das previsões de 2008 saiu […]

  3. […] ia falar sobre isso, mas comecei a comentar no blog do Danilo, então vou colocar algo aqui. Como estou preguiçoso, já falei um tanto sobre o que penso da Qt […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*