Skip to content

GoogleMaps errado não é mais problema! Patch para maemo-mapper aqui!

Como descrevi aqui a alguns dias atrás, o GoogleStreeMaps tem problema em posicionar geograficamente as ruas de algumas cidades do Brasil ( principalmente do interior ). Para quem o utiliza apenas para ver rotas não tem problema algum, mas para quem utiliza-o como motor para GPS a coisa muda de figura. O que acontecia era mais ou menos isto:

Error on GoogleStreetMaps

(A linha vermelha indica o que o carro estava fazendo, a linha verde indica o que o GoogleStreetMaps indicava fazer)

Como não quero passar aperto em Sampa semana que vem, e sei que Sorocaba e Itu estão na lista das cidades que o GoogleMaps erra, resolvi escrever um pequeno patch para o Maemo-Mapper, que adiciona a seguinte feature: “Calibrar o Mapa”.

Funciona mais ou menos assim: Ao identificar um erro de deslocamento, o usuário vai no menu Mapas e depois em “Calibrar Mapa”. Logo após clica-se em algum lugar da tela onde ele crê que realmente está.

O ideal mesmo seria parar o carro em uma esquina, identificar a rua onde está e a rua que irá cruzar, e clicar bem em cima.

O algoritmo faz duas coisas muito simples: Calcula a diferença da Latitude e Longitude do clique e da posição real indicada pelo cursor. Em mãos desta diferença, ela será sempre adiciona à Latitude e Longitude na leitura do GPS.

Desta forma conseguiremos andar sempre em cima da rota. O resultado final será algo como:

GoogleMapsError Fixed by Maemo-Mapper Calibrate Feature

(Há! bem melhor agora!)

Bom, se o patch mostrar-se útil para mais alguém posso envia-lo à equipe do maemo-mapper… Para mim com certeza o será.

O patch pode ser encontrado aqui, e o pacote para instalar aqui.

É isso, bom fim de semana a todos!

[]’s

Danilo Cesar

[UPDATE: 15/02/2008] Quase um mês depois…

O mapeamento de Sorocaba é melhor do que eu pensava. Usei o calibrador apenas em um momento, quando entrei na cidade. Excelente trabalho do nosso co-piloto!

Depois, com o calibrador desligado, percebi que o erro era imperceptível em vários pontos, inclusive na chegada do kartódromo de Itu! Por falar em Kartódromo, o Schinchariol é uma exelente opção para os paulistas amantes da velocidade.

3 Comments