Skip to content

Notas de um viajante.

Adquiri um GPS Bluetooth Holux a alguns dias atrás para minha viagem por São Paulo com alguns amigos, e como viria para Londrina neste fim de semana com meu pai resolvi testa-lo na viagem.

Bom, o equipamento é o seguinte: GPS Holux com interface bluetooth, N800 com Maemo-Mapper com trajeto e mapas adquiridos antecipadamente através do Google-Maps.

A saída de Curitiba e boa parte do trajeto até chegar em Londrina foi excepcional! Se havia algum erro de GPS, este foi imperceptível. Eu ficava admirado em ver o ponto azul em uma curva exatamente quando o carro fazia a mesma. Tudo muito sincronizado.

Como nem tudo são flores, chegando em Londrina houve uma grande decepção, pois havia um erro de quase duas quadras ( uns duzentos metros ) em relação ao ponto mostrado no mapa e o ponto onde eu realmente estava.

De duas uma:

  1. O GPS está me passando uma informação errada.
  2. O Google Maps não mapeou direito às coordenadas de Londrina.

Pessoalmente, a primeira eu acho difícil de ser verdade, uma vez que ele estava funcionando muito bem em Curitiba em meus testes utilizando de 9 a 10 satélites ( onde estou agora, em Londrina, o GPS utiliza 8 ).

A segunda opção eu acho bem viável. Londrina não é uma cidade tão grande, e o mapeamento pode ter sido feito “às coxas”.

A questão é a segunte: Será que em minha passagem por Sorocaba e Itú terei o mesmo problema? Mesmo SP sendo o “coração do Brasil” (sem trolls aqui, por favor), ambas também são cidades de interior.

Por isto eu faço um apelo: Se você é morador de Londrina-PR, Itú-SP ou Sorocaba-SP, e possui GPS: Pegue suas coordenadas e coloque-as no GoogleMaps e verifique se a referência no mapa é realmente onde você está. Depois poste aqui os resultados.

Bom, vou aproveitar minha família agora =)

Abraços a todos e bom fim de semana!

[Update] Hoje com mais tempo vim tentar descobrir o problema, e é mais ou menos o que o Rafael falou. A verdade é que o mapeamento por satélite do GoogleMaps é uma beleza, mas o mapeamento de rua não!

Londrina - Erro do GoogleMaps
Descrevendo o problema: A rua marcada em vermelho deveria estar no traçado verde. O Google Satelite posiciona-se corretamente, mas o mapa é posicionado com um erro de cerca de 167 metros.

Bom, talvez o Google não seja tão bom assim =)

[Update2] O Google compra as informações sobre mapas da MapLink. Logo o problema está lá!

6 Comments

  1. Rafael Oliveira

    Não sei se isso ajuda, mas, eu sou de Sorocaba e como sou novo por lá, volta e meia tenho que usar o Google Maps para achar o caminho para alguns lugares. Mas não uso GPS.

    Eu percebi que o Google Maps marca algumas posições erradas, ele mostra a posição antes do local real, mas não é sempre que isso acontece.

    Talvez não tenha muito a ver isso, por que eu não sei se o Google Maps deveria mostrar o local exato, quando você usa o número de uma casa, por exemplo. Mas fica aí a dica. :P

    Boa viagem e cuidado com o trânsito em Sorocaba, o povo é meio doido por lá. :P

    Posted on 12-Jan-08 at 1:25 am | Permalink
  2. D4LT0N

    Informações interessantes. Resido em Maringá/PR e, apesar de não possuir GPS, informo que aqui também há alguma discrepância no Google Maps entre a foto de satélite e o mapa. Ademais, apenas uma minúscula correção: Itu não deve ter acentuação gráfica.

    Posted on 12-Jan-08 at 11:13 pm | Permalink
  3. Danilo Cesar

    Obrigado Dalton! Irei arrumar!

    Posted on 13-Jan-08 at 1:27 pm | Permalink
  4. George Silva

    Olá,

    Sou estudante de geografia e utilizador de tecnologias de geoprocessamento e devo te dizer que a maioria dos gps de navegacao sofrem um erro (devido à diversos fatores) de 8 à 30 metros. Normal.

    Eu apostaria meu dinheiro mais na precisão do GoogleMaps do que na do GPS. Mesmo em grandes cidades isto pode ocorrer com você.

    Quanto ao erros das cidades pequenas, pode ser falta de informações da equipe que atualiza os mapas (não no desenho – mas no sentido das ruas, etc).

    Qualquer coisa me dê um toque!

    Abraço

    Posted on 01-Feb-08 at 11:49 pm | Permalink
  5. MARIGO

    SR. DANILO

    VERIFIQUEI O PATCH QUE MENCIONA E NÃO FUNCIONA EM MEU NAVEGADOR, HÁ ALGUMA FORMA DE POSTAR UM QUE CALIBRE MAPAS DO I-GO?

    Posted on 19-Sep-08 at 11:40 am | Permalink
  6. cristiano

    Olá,
    Moro em Itu e acabo de adquirir um N810 e instalei o Maemo Mapper e tenho algumas dúvias. Desculpe se as perguntas são toscas, mas é que comecei a utilizar GPS agora e não conheco os termos utilizados….

    O Maemo Mapper é uma alternativa pra quem não quer pagar a chave Wayfinder da Nokia?

    Depois de baixar mapas do google eu consigo utiliza-lo como um gps veicular, traçando rotas?

    O link do google para atualizar os mapas no “Manage Repositories” sempre muda, certo? vc tem o mais atual?

    Obrigado , abraço

    Posted on 16-Jun-09 at 10:08 am | Permalink

2 Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] descrevi aqui a alguns dias atrás, o GoogleStreeMaps tem problema em posicionar geograficamente as ruas de algumas cidades do Brasil [...]

  2. [...] and I know exactly where take the exits on the highways. But Curitiba is a big and important city, so I decided to test it in Londrina – [...]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*