Skip to content

BossaConference: Como foi

Depois de um longo chá de aeroporto em Curitiba e Guarulhos, finalmente cheguei em Recife.
Como o v̫o acabou chegando mais cedo, tive que ficar esperar o transfer por mais de uma hora no Aeroporto Internacional de Guararapes (Recife РPe)

Por sinal, no aeroporto, conheci um funcionário do INdT (Rodrigo?), que me apresentou para a galera nas festas por lá.
Gostei bastante do povo que conheci.

Quanto às palestras, achei algumas muito interessantes, e outras nem tanto. Mas vamos por partes:

As que eu gostei foram

1 – PyS60
Participei da palestra do Jukka sobre o PyS60, mas infelizmente não pude ficar para o Hand’s On.
Conversando com o Jukka Laurila, percebi que o PyS60 está em pleno vapor.
Mas o que eu achei mais legal foi o que ele me contou no ônibus: A Nokia está pagando funcionários para desenvolver exclusivamente SoftwareLivre (no caso do Jukka com o Python).
E agora eu entendi e aceitei os motivos pelos quais eles abandonaram os Symbian 1st Edition.
2 – PyPy
Sempre achei idiota/inútil a idéia de manter um interpretador python escrito em python.
Mas o Santagada me convenceu que não é bem assim. Além de otimizar a linguagem, ele comentou que seria possível, com PyPy, escrever um interpretador javascript em python, e até converter (forçando um pouco a barra) código python em javascript. Isto sim é útil.
Durante a festa da terça-feira, quando já estávamos “altos”, comentamos em fazer a mesma coisa com o projeto BrainFuck, em BrainFuck. Mas alguém já pensou nisto! =).
3 – GStreammer
O Wim mandou muito bem em sua palestra do Gstreammer. Deu pra ter uma noção geral do FrameWork e a que ponto anda o desenvolvimento. Gostei bastante.

Como nem tudo são flores…

OpenC
Fiquei decepcionado com a palestra e com o OpenC em si.
Fiquei decepcionado com a API pois esta só irá rodar nos Symbian 3th Edition.
É uma limitação muito forte. O OpenC no Brasil não terá efeito nenhum, pois o número de celulares assim no Brasil tende a zero.
Mas de qualquer forma a idéia é boa e não tiro o mérito dela! Ter uma API POSIX para celulares é uma coisa muito boa.
Wireless
Como disse o Osvaldo, realmente o Wireless falhou em vários momentos. Foi uma pena. Aqueles que levaram seus notebook’s sentiram-se frustrados em alguns momentos.
Comigo mesmo
Fiz um “fuzuê” danado pra conseguir levar minha camera para Recife, mas apenas no aeroporto de São Paulo, chengando em casa, foi que percebi que não tinha tirado uma única foto… =(

Além das palestras, o evento contou com muita gente bacana. Além dos que eu citei no post anterior, finalmente conheci o Marcelo e o Lauro. Também conversei bastante com o Ulisses do BB Brasília sobre a Mandriva Conectiva. Ele contou-me “causos” muito interessantes sobre ela.

Também vi o tal do OLPC. A idéia é muito boa! A criança que souber aproveitar poderá crescer bastante. Mas infelizmente vivemos em uma realidade aonde nem livro didático sobrevive por muito tempo. Logo eu tenho meus receios.
O Marcelo citou uma frase muito interessante sobre o assunto: “Antes de inclusão Digital, precisamos de inclusão Social!”.

Bom, estão ai meus comentários atrasados sobre o Bossa. O Evento foi muito bom, em um lugar excelente. Fomos muito bem cuidados pelo INdT. Se houver próximas edições, recomendo ir.

One Trackback/Pingback

  1. protected * void » Porque leio blogs? on 15-May-07 at 12:02 am

    […] Pythonologia – Excelentes comentários sobre Python feitos por Osvaldo Santana. Figura simpática a quem tive o prazer de conhecer durante o BossaConference. […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*