Skip to content

Lançado oficialmente o Anjuta 2.1.0

Foi lançado hoje oficialmente a versão 2.1.0 do Anjuta: The Wind.

Para quem não sabe o Anjuta é, na minha opinião, a melhor IDE de programação para Linux feita em GTK.

Possui uma exelente integração com o Glade que é o construtor de interfaces gráficas em GTK+.

Nesta nova versão foram corrigidos uma série de erros que aconteciam com a versão 2.0.2, que ainda era versão alpha  mas por algum motivo (?!?!?!) estava nos pacotes oficiais do Ubuntu Edgy. Como esta versão estava extremamente instável e não era possível instalar a versão anterior devido a uma série de incompatibilidade de bibliotecas, criei um repositório não oficial para a versão do anjuta1.2.4.

Também adicionaram uma série de funcionalidades. As que mais me chamaram a atenção foram o gerenciador de debug e plugins gdb, e uma janela de disasembly no debuger.
Ainda não instalei em minha máquina, mas se tiver um tempinho hoje ainda compilo, instalo e comento alguma coisa aqui. Mas realmente espero que os MOTU Oficiais do Ubuntu removam logo o pacote 2.0 e coloque o 2.1 em seus repositórios.

Parabéns ao Naba e seus colaboradores.

5 Comments

  1. Ótima dica vou testar assim que possível, eu não conhecia essa IDE mas é uma ótima dica!

    Posted on 18-Jan-07 at 1:32 pm | Permalink
  2. Aldo Nogueira

    O motivo é mesmo por que colocaram o Gaim beta. Para que mais pessoas usem e, assim, o mundo open source caminha mais rápido. Me parece que o pessoal do Ubuntu está adotando a política de colocar software estável nos releases LTS e software mais instável nos releases intermediários. Assim, quem quer estabilidade, troca de distro de ano em ano. Nós que não aguentamos esperar, também não nos incomodamos de ter um bug aqui ou ali e ter que recompilar uma lib acolá. Não tive oportunidade de testar o Anjuta do Edgy, mas achei uma boa idéia botar o novo.

    Posted on 18-Jan-07 at 3:17 pm | Permalink
  3. A IDE serve apenas para C++ ou pode ser usado para outras linguagens tambem como python, php, java,… ?

    Posted on 18-Jan-07 at 4:08 pm | Permalink
  4. Danilo Cesar

    Concordo contigo Aldo. Versões betas tudo bem, geralmente estão bem estruturadas já, e os bugs são poucos. Mas alpha é demais! Estes dias eu conversei com o Robson, mantenedor do pacote no Debian, e ele falou que eles reverteram o pacote de volta para o 1.2.4. E você sabe o mais incrível? No Feisty (Ubuntu 7) o pacote é, novamente, o 1.2.4. Incrível né?

    Nas palavras de um dos MOTU do Ubuntu: “Se tivesse mais gente usando as versões de teste não teríamos este tipo de problema e poderíamos reverter o pacote antes de lançar o release candidate.”

    Hamacker: Sinceramente eu nunca usei. Sei que é possível utilizar com Java, Python, Ruby e até C#, mas acho que precisa de plugins.

    Posted on 18-Jan-07 at 5:01 pm | Permalink
  5. Grande Danilo, eu tava dando uma olhada no site do Anjuta e parece ser uma IDE legalzinha mesmo! Quando chegar em casa vou instalar para brincar um pouco… Vamos se ela é boa o bastante para bater o gedit! hehehe… :)

    Posted on 22-Jan-07 at 10:03 am | Permalink

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*