Skip to content

Search Engine Optimization ou SPAM nos meus Feeds?

Ae pessoal,

Estive estudando sobre estratégias de SEO nos últimos dias, e vendo o que eu poderia mudar para deixar meu blog mais bem colocado nos ranks do google. Mudei algumas coisas, coloquei uns meta-tags a mais. Bom, enfim, tentei arrumar meu blog para que o google indexe-o melhor.

Lendo alguns artigos na internet, percebi que a melhor maneira para seu site ser bem indexado é que outros sites linkem pra ele. Qual a maneira ética de fazer isto? Muito estudo afim de produzir artigos de boa qualidade para que seja comentado em outros sites.

Pois bem, percebi que existe uma estratégia “mais fácil“.

Nos feeds e planetas que assino, percebi hoje que existe uma enorme quantidade de POST’s referenciando uma certa promoção da VISIE. Basicamente você faz um comentário no seu site, linkando para a promoção (Concorra a dois cursos de natal se você fizer um trackback), e automaticamente você está concorrendo aos dois cursos.

Bom, não tenho nenhum interesse em fazer os cursos da VISIE, mas a idéia é muito boa. O SEO que pensou nisto deve ganhar um aumento. Eles vão deixar de ganhar uns 200 reais (2 cursos), mas vão ganhar uns 200 links para o site deles, ganhando muitos pontos de referência no google rank, coisa que dinheiro nenhum paga (não com facilidade). Parabéns estrategistas da VISIE!

Agora vejamos o outro lado

Mas a que preço os bloggers fazem isto? Os leitores não tem nada com isto. Não estão interessados se você está dentro da tal promoção!
Hoje eu me senti recebendo SPAM através de meus Feeds! Recebi propaganda que não pedi. Mas tudo bem, A VISIE ganhou uns referers a mais. E você, spammer, provavelmente não ganhe nada. Mas de qualquer forma foi bom, fiz uma limpeza dos feeds que assino.

Mas, como diz o Cardoso: “seu blog pode ser rentável”, mas agora VALE TUDO para lucrar com ele, nem que seja preciso fazer propaganda para TENTAR ganhar uns cursinhos online, ou dizer algumas mentirinhas.

Acho que é só isso. Chega da minha indignação! Agora vou continuar estudando aqui para escrever alguma coisa útil.
Seguindo a mesma ideologia, agora vou lançar a campanha:
“Concorra a um pacote de Freegels por cada trackback a este post”


UPDATE:

Encontrei nas palavras da Daniele Silva a definição exata do que eu penso:

No entanto, pra mim, pagerank significa relevância, e ponto.
Se o seu site tem um bom conteúdo outras pessoas vão falar dele, e seu pagerank aumenta. É assim que deve funcionar. Antiético pra mim é tentar forçar o aumento sem relevância.

Antigamente, nos buscadores, quem pagava mais aparecia na frente, com o tempo ficou claro que era absurdo pq as pessoas buscam informação, e nem sempre quem paga mais tem muito a oferecer.

Hoje em dia, uma parte importante do bom posicionamento vem de um bom pagerank, tentar forçar o aumento sem oferecer conteúdo de qualidade é o mesmo que voltar aos tempos dos pagantes…

E também reforço o comentário que fiz para o Marcos.

Veja Marcos, entenda como quiser. Mas com certeza não foi inveja.
Eu tenho um blog e escrevo nele porque gosto. Quem quiser ler lê, quem não quiser não lê. Simples assim. Quero sim que meu site esteja na frente nas pesquisas do google, mas quero que isso aconteça pela qualidade do meu conteúdo, não por estar pagando à outros usuários faze-lo.

A Daniele deu um exemplo exelente. Sites como o Reviewme que tiveram a mesma idéia foram punidos pelo Rank por iniciativas desonestas como estas.

Logo minha consciência está limpa. Não imaginei que o post fosse fazer tanto barulho, mas que bom que fez, pois percebi (pelo fecha tag do Elcio) que várias outras pessoas concordam comigo.

E se eu me dei bem? Talvez. Mas não me interessa este tipo de publicidade. Como eu disse, quero ser conhecido pela qualidade do meu conteúdo técnico.
Mas Obrigado pelo seu comentário

15 Comments

  1. Isso seria TÃO MAIS SIMPLES e evitaria toda essa crise de credibilidade, se o blogueiro recomendasse o que ele conhece.

    “Fiz o curso deles de tal e tal assunto, achei bem legal, agora tem essa promoção” mas não é todo mundo que pode afirmar isso, então melhor apelar pro spam.

    Também percebi um influxo de posts desse curso, nos meus feeds…

    Posted on 11-Dec-06 at 10:12 am | Permalink
  2. Interessante o post.

    Mas penso na criatividade da promoção.

    Posted on 11-Dec-06 at 7:13 pm | Permalink
  3. Danilo Cesar

    Sem a menor sombra de dúvida Cardoso! Mas não o fizeram, certo?
    É engraçado ver o povo falando: “Eles são os melhores, eu quero fazer um curso deles porque eles são exelentes!”, sem conhece-los de verdade. Parece que estão implorando. Hoje parece que o concurso é: “Quem implorar mais ganha”.

    Mas dane-se. Não quero mais ficar falando disso. Foi um momento de ira minha ao ver minha “Caixa feedstal” lotada de “spam” (14 sobre o assunto), mas já passou.

    E Tarcísio: dependendo do ponto de vista a idéia foi muito boa. Mas, dependendo do ponto de vista, enviar SPAM’s também é. E até mesmo roubar lojas virtuais. Mas isto é outro assunto, conteúdo para outro blog, não é Mr. B?

    Posted on 11-Dec-06 at 9:07 pm | Permalink
  4. Olá, Danilo, como vai?

    Peço desculpas se a promoção que estamos promovendo lhe causou algum transtorno. Nosso objetivo era, claro, além de fazer SEO, promover uma brincadeira engraçada e descontraída. Em momento nenhum pedimos comentários elogiosos ou dissemos que quem elogiasse mais iria ganhar os cursos.

    Eu posso ser um otimista desonhecedor dos meandros da alma humana, mas talvez as pessoas estejam elogiando o curso por conhecerem nosso trabalho, por exemplo, no Tableless.com.br, o que as leva a deduzir que o curso é mesmo bom.

    Não vi ninguém reclamando assim quando os blogs de desenvolvimento entraram numa onda de elogios ao Dreamhost, que realmente é muito bom. Nem quando as pessoas começaram a tentar adivinhar o que tem no copo vermelho, ou publicar vídeos do YouTube em seus blogs. Ou quando começaram a postar sobre as vantagens do AdSense ou do programa de afiliados do Submarino ou do Mercado Livre.

    Também não vi ninguém reclamar da idéia do Fabio Seixas:
    http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2006/12/2007.html

    Cujo post pede explicitamente “faça trackbacks” e que, a despeito da pequena quantidade de trackbacks que o próprio Fabio recebeu, já rodou a blogosfera:
    http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2006/12/meme_2007.html

    Qual a diferença entre o que o Fabio fez e o que nós fizemos? O fato de que vivemos disso torna automaticamente nossas iniciativas ruins e o conteúdo a nosso respeito spam?

    De qualquer maneira, gostei da promoção do Freegels. O que eu preciso fazer para ganhar? Vai ser sorteio ou vai premiar por algum tipo de mérito?

    Posted on 13-Dec-06 at 9:45 am | Permalink
  5. isso é tão desonesto quanto o http://www.reviewme.com/
    Ainda bem que o google já tomou providências pra acabar com essa modinha
    http://www.eisso.org/2006/11/25/e-o-google-contra-ataca/

    Posted on 15-Dec-06 at 7:12 am | Permalink
  6. Bom, já postei lá no blog do Elcio (fechaTag) e agora vou opinar aqui.

    Sim, foi spam, propaganda, truque seo, etc. Mas poxa, os caras só queriam a publicidade deles, a grana deles. Não vejo mal nisso. Eles não obrigaram ninguém a postar. Os blogueiros postaram por que quiseram.

    A visie foi esperta, os blogueiros bobos (apesar de alguns friends meus terem postado heheh, desculpa ae pessoal).

    E pode esperar, este tipo de promoção vai acabar virando uma tendência de viral forçado. Também não gosto dela, e espero que os blogueiros resistam, afinal os blogs devem ser uma mídia alternativa, sem pressão, sem influencias economicas externas.

    Posted on 15-Dec-06 at 8:15 am | Permalink
  7. Não to falando? Mais um e vai só aumentar: http://garridovaz.com/pt/promocao-natal-papai-noel-alienigena

    Posted on 15-Dec-06 at 8:23 am | Permalink
  8. Danilo Cesar

    Muito Obrigado Daniele!!!

    Muito interessante esta parte!

    []’s

    Danilo

    Posted on 15-Dec-06 at 9:29 am | Permalink
  9. Marcos

    Eu acho que isso é mais uma dor de cutuvelo por você não ter pesando nisso antes do que uma crítica.
    Mas neste mundo é assim. Os que pensam primeiro são os mais espertos. Os que olham e pensam “Uau. pq não pensei nisso antes?” critica por inveja. Infelizmente.
    Não vejo mal algum.
    Até fiquei conhecendo o seu site por causa desta novela. Vou procurar algum texto produtivo aki e se julgar que vale a pena inclui-lo também nos meus feeds. Até vc se deu bem meu caro.

    Abraços.

    Posted on 16-Dec-06 at 7:53 am | Permalink
  10. Danilo Cesar

    Veja Marcos, entenda como quiser. Mas com certeza não foi inveja.
    Eu tenho um blog e escrevo nele porque gosto. Quem quiser ler lê, quem não quiser não lê. Simples assim. Quero sim que meu site esteja na frente nas pesquisas do google, mas quero que isso aconteça pela qualidade do meu conteúdo, não por estar pagando à outros usuários faze-lo.

    A Daniele deu um exemplo exelente. Sites como o Reviewme que tiveram a mesma idéia foram punidos pelo Rank por iniciativas desonestas como estas.

    Logo minha consciência está limpa. Não imaginei que o post fosse fazer tanto barulho, mas que bom que fez, pois percebi (pelo techa tag do Elcio) que várias outras pessoas concordam comigo.

    E se eu me dei bem? Talvez. Mas não me interessa este tipo de publicidade. Como eu disse, quero ser conhecido pela qualidade do meu conteúdo.

    Mas Obrigado pelo seu comentário

    []’s
    Danilo

    Posted on 16-Dec-06 at 10:46 am | Permalink
  11. Vi minha “promoção de Natal” mencionada, e me senti na obrigação de responder. Meu site é relativamente novo, tem menos de seis meses e faz uns três meses que tenho dedicado um pouco mais de tempo a ele. Não vivo disso agora, e não pretendo viver disso no futuro, embora aprecie a coragem e ousadia daqueles que o fazem. Nem tinha visto nada de promoção da Visie, nem sei que empresa é essa. O fato é que ganhei mesmo uns vouchers do provedor que eu uso, e que me atende muito bem, e resolvi criar uma maneira de distribuí-los entre os poucos leitores que tenho. Evidente que eu gosto que as pessoas visitem o site, é pra isso que ele existe. Mas daí a classificar uma brincadeira com os leitores de “marketing viral”, como nos comentários acima, é meio exagero né… E percebam que eu não peço links nem trackbacks, só um comentário. Compartilho com vocês a preocupação sobre a legitimidade de algumas promoções e de serviços como o Review Me (que aliás não quis nem saber de mim porque não tenho Page Rank suficiente), mas me senti meio “injustiçado”, sendo mencionado como exemplo de campanhas rotuladas de “spam, propaganda, truque de seo”. Pow, é só um sitezinho pessoal fulêro fazendo uma brincadeira com os leitores…

    BTW: após meu site ser citado aqui, já fiquei fora do ar por dois períodos por ter estourado o limite de banda do provedor. Aprendi aqui mesmo, no link para o Contraditorium mencionado no post.

    Posted on 16-Dec-06 at 4:41 pm | Permalink
  12. Caro Danilo, acho que o pagerank é muito mais sofisticado do que apenas contar os referrers. Os links aumentam o rank? É claro! O uso de keywords na url também. Veja a promoção como uma peça de um grande projeto de SEO.

    Quando você tiver uma empresa, talvez sua visão fique um pouco mais clara. A Visie não está pisando em ninguém, está se promovendo de forma limpa. Se você quer participar da propaganda sem promover o curso, coloca um rel=nofollow no link. Mas eu acho bem difícil acontecer isso. Se você participar da promoção, é porque gostaria de fazer o curso, oque prova que o link é um conteúdo relevante!

    Acredito que toda opinião pode ser colocada de uma forma gentil.

    Posted on 17-Dec-06 at 5:14 pm | Permalink
  13. Pois é…
    Acho que a discução já se encerrou da minha parte. Coloquei minha opinião já. Eu recebi vários feeds deste tipo, e não gostei. Pra mim foi SPAM. Se para você não foi e/ou se você gostou de receber estes posts nos seus feeds, bom pra você.

    Sei que muitos concordaram comigo, e vi que outros discordaram. Mas pra mim a discução morreu.

    Mas aos interessados, podem achar mais informações no blog do Elcio citado acima.

    Danilo

    Posted on 18-Dec-06 at 11:47 pm | Permalink
  14. Qual a função da internet, o que as pessoas gostam de ver, quem são elas, o que elas procuram, divertimento, conhecimentos, notícias. Como podemos jugar alguém por fazer algo? Como sabemos se estamos do lado certo, devevos fazer o que gostamos ou o que os outros acham que é bom para nós?

    Posted on 26-Jan-07 at 11:41 am | Permalink
  15. Não serve por o link com “nofollow”?

    Posted on 27-Feb-07 at 9:34 am | Permalink

3 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] Desde o velho Review requentado que é publicado apenas pra justificar um link (ou uma série deles) para o programa de afiliado do Submarino.com até aquele fuzuê-alarde descaradamente marketeiro pra falar dos preços baixos (?!) do serviço de hospedagem de sites que recompensa quem faz o tal fuzuê-alarde, ou da promoçãozinha batuta que o mais novo Gerson alí da esquina inventou. Triste quando as técnicas de SEO (que convenhamos, é apenas uma muleta pra quem não tem competência/conteúdo) começam a ficar mais visíveis aos olhos que o conteúdo propriamente dito. Ou o que é pior, quando não há conteúdo pra se exibir aos olhos ou tentam se fazer de ingênuos. […]

  2. […] Tem também daquela promoçãozinha batuta que o mais novo Gerson alí da esquina inventou e há quem jure de pé junto, perante a luz divina, que isso é "só um novo modelo de negócios". Também tem a turma de marketing e publicidade querendo "fazer a cabeça" dos desavisados, e o balaio de gatos só fica mais caótico. É triste perceber o quanto as técnicas de SEO começam a ficar mais visíveis aos olhos que o conteúdo propriamente dito. Ou o que é pior, quando não há conteúdo pra ser visto e/ou tentam se fazer de ingênuos. Convenhamos, SEO está funcionando apenas como uma muleta pra alavancar o ibope de quem não tem competência ou conteúdo bom o suficiente pra se estabelecer sem precisar Hackear mecanismos de busca. […]

  3. protected * void » Porque leio blogs? on 05-Sep-07 at 12:51 am

    […] – Desenvolvimento web, Django, Ubuntu, entre várias outros temas. Tivemos uma discussão interessante há um tempo […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*