Skip to content

Search Engine Optimization ou SPAM nos meus Feeds?

Ae pessoal,

Estive estudando sobre estratégias de SEO nos últimos dias, e vendo o que eu poderia mudar para deixar meu blog mais bem colocado nos ranks do google. Mudei algumas coisas, coloquei uns meta-tags a mais. Bom, enfim, tentei arrumar meu blog para que o google indexe-o melhor.

Lendo alguns artigos na internet, percebi que a melhor maneira para seu site ser bem indexado é que outros sites linkem pra ele. Qual a maneira ética de fazer isto? Muito estudo afim de produzir artigos de boa qualidade para que seja comentado em outros sites.

Pois bem, percebi que existe uma estratégia “mais fácil“.

Nos feeds e planetas que assino, percebi hoje que existe uma enorme quantidade de POST’s referenciando uma certa promoção da VISIE. Basicamente você faz um comentário no seu site, linkando para a promoção (Concorra a dois cursos de natal se você fizer um trackback), e automaticamente você está concorrendo aos dois cursos.

Bom, não tenho nenhum interesse em fazer os cursos da VISIE, mas a idéia é muito boa. O SEO que pensou nisto deve ganhar um aumento. Eles vão deixar de ganhar uns 200 reais (2 cursos), mas vão ganhar uns 200 links para o site deles, ganhando muitos pontos de referência no google rank, coisa que dinheiro nenhum paga (não com facilidade). Parabéns estrategistas da VISIE!

Agora vejamos o outro lado

Mas a que preço os bloggers fazem isto? Os leitores não tem nada com isto. Não estão interessados se você está dentro da tal promoção!
Hoje eu me senti recebendo SPAM através de meus Feeds! Recebi propaganda que não pedi. Mas tudo bem, A VISIE ganhou uns referers a mais. E você, spammer, provavelmente não ganhe nada. Mas de qualquer forma foi bom, fiz uma limpeza dos feeds que assino.

Mas, como diz o Cardoso: “seu blog pode ser rentável”, mas agora VALE TUDO para lucrar com ele, nem que seja preciso fazer propaganda para TENTAR ganhar uns cursinhos online, ou dizer algumas mentirinhas.

Acho que é só isso. Chega da minha indignação! Agora vou continuar estudando aqui para escrever alguma coisa útil.
Seguindo a mesma ideologia, agora vou lançar a campanha:
“Concorra a um pacote de Freegels por cada trackback a este post”


UPDATE:

Encontrei nas palavras da Daniele Silva a definição exata do que eu penso:

No entanto, pra mim, pagerank significa relevância, e ponto.
Se o seu site tem um bom conteúdo outras pessoas vão falar dele, e seu pagerank aumenta. É assim que deve funcionar. Antiético pra mim é tentar forçar o aumento sem relevância.

Antigamente, nos buscadores, quem pagava mais aparecia na frente, com o tempo ficou claro que era absurdo pq as pessoas buscam informação, e nem sempre quem paga mais tem muito a oferecer.

Hoje em dia, uma parte importante do bom posicionamento vem de um bom pagerank, tentar forçar o aumento sem oferecer conteúdo de qualidade é o mesmo que voltar aos tempos dos pagantes…

E também reforço o comentário que fiz para o Marcos.

Veja Marcos, entenda como quiser. Mas com certeza não foi inveja.
Eu tenho um blog e escrevo nele porque gosto. Quem quiser ler lê, quem não quiser não lê. Simples assim. Quero sim que meu site esteja na frente nas pesquisas do google, mas quero que isso aconteça pela qualidade do meu conteúdo, não por estar pagando à outros usuários faze-lo.

A Daniele deu um exemplo exelente. Sites como o Reviewme que tiveram a mesma idéia foram punidos pelo Rank por iniciativas desonestas como estas.

Logo minha consciência está limpa. Não imaginei que o post fosse fazer tanto barulho, mas que bom que fez, pois percebi (pelo fecha tag do Elcio) que várias outras pessoas concordam comigo.

E se eu me dei bem? Talvez. Mas não me interessa este tipo de publicidade. Como eu disse, quero ser conhecido pela qualidade do meu conteúdo técnico.
Mas Obrigado pelo seu comentário

15 Comments