Skip to content

Ubuntu, wireless e WPA

Ubuntu-br
Olá,

Venho falar hoje um pouco sobre Wireless, WPA e Linux.
Como algumas pessoas podem saber, manter uma rede wireless pode ser um problema. Qualquer pessoa na esquina da sua casa ou empresa pode estar tentando “hackea-la”. E, diferente do que muita gente pensa, o protocolo WEP não é alias de segurança, pois o mesmo pode ser quebrado com um pouco de conhecimento em menos de uma hora.

Solução: WPA

WPA é um protocolo de segurança criado pela Wireless Aliance para acabar com as enormes falhas de segurança do WEP. E conseguiram (digamos que apenas em partes, pois já saiu o WPA2).

Tudo muito lindo e muito bacana, mas como fazer minha rede rodar com WPA?
Existe um tutorial de como rodar WPA no linux neste site, mas é extremamente complexo: roda wpa_suplicant, copia deste conf para este, vai pra cá, vai lá… copia configuração…. etc etc etc…

Maneira Humana:

apt-get install network-manager-gnome

Este programa gera um applet, que ficará em seu systemTray mostrando o sinal da rede. Clicando sobre ele, é possível ver quais as redes disponíveis. Clicando sobre ela, ele tentará autenticar. Caso tenha encriptação, ele pedirá a senha e o tipo de autenticação, sendo esta WEP, WAP ou WPA2. O que facilita extremamente o gerenciamente de redes no Ubuntu.

Lembrem-se: Wireless? Use WPA2 sempre que possível!

Algumas ScreenShots:

Opções
Opções de encriptação disponíveis

Abrindo Wireless
Redes disponíveis

Para aqueles que tiveram problemas do programa simplismente não localizar rede nenhuma, abra o network-admin, vá para conexões wireless, remova todas as informações e reinicie o Ubuntu.

13 Comments