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Symbian, 2D games e Flags de Optimização.

30-Sep-10

Este artigo é uma tradução rápida do original
Após dois anos e meio desenvolvendo rich ui’s usando QGraphicsView e tentando todo tipo de flags exóticas ou abordagens diferentes para conseguir melhores resultados de performance com Symbian, estou publicando aquelas que podem ser úteis para programadores de jogos.

Com a ajuda do Ademar escolhemos um bom caso de uso. Um “bouncing game”.

O Jogo

10 balls image of chainreaction game

O Jogo é bem simples: Algumas bolinhas correndo pela tela; Se você pressionar alguma delas ela vai explodir. Se uma bolinha explodida tocar em uma bola normal, esta explode também. Mas no fim das contas a lógica do jogo não é muito importante agora, mas sim as características do jogo vistas pela visão de um desenvolvedor. São elas:

  • Background estático.
  • Bolinhas podem ser implementadas como QGraphicsItem.
  • Bolinhas vermelhas estão sempre em movimento.
  • Não acontece colisão entre as bolinhas não explodidas.
  • A lista de elementos pode crescer.
  • Os elementos estão espalhados aleatoriamente pela tela.
Os comentários abaixo são válidos para jogos com as características acima. Mudanças nestas características podem influenciar o resultado final.

As flags

As flags que comentarei neste post são:

Os resultados

* Os testes foram executados em um Nokia 5800, RM-356 rodando firmware V51.0.006 com Qt 4.6.3.
** O eixo Y dos testes é o FPS. Quanto maior, melhor.

Testes com 10 elementos

Primeiro de tudo, tentei as 4 formas de update da Viewport usando 10 elementos na tela. O MinimalViewportUpdate e o SmartViewportUpdate renderam a maior taxa de FPS (34 e 33.5). A documentação da biblioteca mostra que NoIndex é a melhor opção para cenas dinâmicas. Bem, a diferença é bem pequena, mas é verdade.

Neste caso, para os próximos testes, usarei sempre NoIndex.

E quanto às flags?

Dado os melhores resultado dos últimos testes (SmartViewportUpdate and BoundingRectViewportUpdate) foi feito outro teste com as duas flags de optimização QGraphicsView::DontSavePainterState e QGraphicsView::DontAdjustForAntialiasing. A conclusão foi que estas flags de optimização rendem uma pequena melhora no desempenho, mas somente se você puder controlar precisamente a maneira como seus elementos são desenhados. Caso contrário você pode enfrentar problemas de renderização.

20 elementos

30 elementos

40 elementos

Lições aprendidas

É importante selecionar corretamente a maneira como serão feitos dos updates da Viewport. Isso pode fazer a diferença.

Se existem muitos elementos dinâmicos, e se eles estão espalhados por toda a tela, é mais barato pintar toda a tela (ou pelo menos o bounding rect) do que tentar determinar a área afetada pelo movimento e só pintar estes espaços.

Para ser honesto eu estava esperando um resultado melhor do FullViewportUpdate, mas acredito que obteríamos melhores resultados (do que o BoundingRect) se fosse utilizado um background não estático.

Mas… E se..?

Q:O que aconteceria se fosse utilizado somente um único graphicsItem para pintar todas a bolinhas? O que aconteceria se uma bolinha não fosse um ítem, mas apenas um objeto com um método de renderização?

R: Fiquei um pouco surpreso com o resultado, mas o desempenho do Qt (especialmente os states do QPainter) melhorou muito desde a versão 4.6 e o resultado deste teste obteve resultados piores do que usando vários QGraphicsItems. Esta abordagem obtém melhor rendimento que a abordagem padrão apenas se o número de elementos é maior que 60.

Depois de escrever os testes, o que acontece com o código?

Usando os conhecimentos adquirido pelos testes e com a ajuda de uma das designers do INdT – Nara – estou liberando uma versão de um jogo baseado na engine dos testes. Não está totalmente concluído, faltam alguns elementos, mas já está jogável. =)

Symbian package here!

Por enquanto segue apenas o demo, e em breve a versão completa na Ovi Store mais perto de você!

QtMobility Project, ou desenvolvendo para Symbian no Linux

25-Feb-10

Como nem só de Maemo Meego vive o homem, então é hora de iniciar projetos com Symbian.

O fato de sermos usuários Linux não nos afasta mais deste objetivo. O colega Lizardo, não muito feliz com a dependência do Janelas, adaptou com sucesso o famigerado GNUPOC para funcionar com o Qt 4.6.X, dando-nos assim um ambiente agradável de desenvolvimento Qt/Symbian no Linux.

Graças a ele temos qmake, QGraphicsView e QCoisas funcionando da mesma forma como funcionavam no desktop.

E as APIs específicas como GPS, sensores e rede?

A idéia do Qt everywhere inclui abstrair a API não tão bonita do symbian e maemo (e outros) para uma única API Qt.

Seguindo este princípio lançaram, dia 15/02, um pacote beta do Qt-Mobility Project, com classes Qt para sensores, GPS, contatos e etc.

A instalação é simples mas, para quem seguiu os passos do Lizardo, basta utilizar este script e passar o diretório onde o download do pacote foi feito:

Find how to pass urine drug with synthetic urine.

qt-mobility-install.sh <directory>

*Observação: Não esqueça de setar as variáveis de ambiente $EPOCROOT e $PATH, de forma que o qmake utilizado seja o da instalação para S60

Velox Ultra – A Mentira da OI

17-Sep-09

Sou assinante do Oi conta total a 1 ano e desde a última quinta-feira (10/08/2009) estou tentando fazer um upgrade do meu velox para 2 MB, como está descrito no site.

De acordo com a atendente da Oi, isto era impossível (mesmo eu pagando o conta-total e não tendo o serviço que está no site).

Tentei então sair do Oi conta total e comprar tudo separado, com um link de 8MB em casa. Isto também era impossível.

Alguns colegas aqui do trabalho tentaram a mesma coisa, e para nenhum deles a mudança estava disponível.

Enfim, a OI ofereceu um produto que ela não disponibiliza para ninguém. Será que cabe uma reclamação na ANATEL?

Vai ser interessante ver o que vai acontecer quando aparecer uma companhia telefônica de verdade aqui no Nordeste.

Termino meu #mimimi com o excelênte vídeo de divulgação do Velox vs Orestes Quércia

Have you ever seen KDE mobil?

27-Aug-09

kde_mobil

I have! =)

PobreBand drum kit

29-Mar-09

Quando chegou o RockBand no trabalho criou-se uma necessidade que eu nunca tinha tido: Uma bateria.

Óbviamente eu não queria pagar uma grana altíssima numa bateria profissional ou no kit completo do rockband. A Solução? ProbreBand!!!

Na verdade é apenas o início da implementação do Ardrumo, que usa um Arduino e alguns piezos para gerar um sinal  que é enviado para o sequenciador MIDI do mac (Futuramente do Linux? talvez…). Segue abaixo o vídeo.


* Minha irmã sempre disse que eu não tinha ritmo =)

Fiquei meio preocupado com o tempo de resposta e sensibilidade. Mas o tempo de resposta é muito bom (no vídeo parece que tá atrasado, mas só parece), e a sensibilidade fica perfeita quando você prende os piezos em alguma superfície.

Enfim, voltar a brincar com embarcados tem sido divertido, ainda mais aprendendo eletrônica. Breve comento sobre outros brinquedos que estou fazendo (com motor de passo, e um servo que está pra chegar).

Agradecimentos a Jesus (não esse Jesus), que me incentivou a comprar o Arduino, e ao Alex, Thulio, Jeez e Larry que estão me dando dicas de eletrônica. E claro, ao cara do Ardrumo que me fez economizar uma grana. =)

[update: 29/03/2009] A idéia é montar uma estrutura maior de borracha para os sensores, e uma estrutura em PVC para a bateria. Se um dia eu conseguir ponho aqui. A idéia é algo parecido com isso:

Bateria Eletronica

RSS client and RSS DataProvider via QtDBus

26-Mar-09

Estou estudando DBus há alguns dias, e percebi que existem poucos exemplos do módulo QtDBus. Sendo assim, resolvi publicar um código de um pequeno protótipo que fiz.

Neste meu estudo produzi uma espécie de Data Provider, que é um serviço que fica rodando sobre o DBus e é responsável por receber atualizações de rss de um determinado blog. Os clientes não acessam diretamente o rss mas sim este provider, via canal DBus, e são notificados quando ocorre alguma atualização.

dbus-example

O conceito é simples, o código também. Não estou usando nada como QDBusAdaptors ou classes afins. Na verdade, o exemplo é válido pela didática pois exemplifica uma forma de enviar objetos “estranhos” via DBus.

O código pode ser obtido com:
git clone http://labs.danilocesar.com/git/qdbus-test.git

QT mudando para LGPL

14-Jan-09

Fonte: http://arstechnica.com/news.ars/post/20090114-nokia-qt-lgpl-switch-huge-win-for-cross-platform-development.html

Eu já sabia

Ao menos uma das previsões de 2008 saiu =)

[UPDATE 14/01 09:40]

Porquê Java ainda é útil!

26-Nov-08

</joke>

Konsole resize fix

25-Oct-08

Quem usa placa nvidia e KDE4 deve estar tendo problemas para redimencionar a janela do konsole.

Navegando pelo techbase encontrei uma solução:

nvidia-settings -a InitialPixmapPlacement=2 -a GlyphCache=1

Fica aí a dica!

[]’s

Histórico de múltiplas instâncias do bash

06-Aug-08

Isto pode ser útil para quem trabalha com várias janelas de terminal.

O comando history do bash (também o CTRL+R) guarda apenas o histórico da última sessão aberta, o que é um problema para quem usa mais de um terminal (eu uso o conjunto Xterm + screen).

Para corrigir isto, adicione em seu .bashrc

#Firulas de historico com o bash
export PROMPT_COMMAND="history -a"
export HISTFILESIZE=2000
shopt -s histappend

Trabalhe com quantos terminais quiser, e guarde o histórico de todos!

[UPDATE 07/08/2008]: Tinha um erro na última linha. Obrigado André Matos e Sérgio Silva

WTF???

25-Jul-08

Agora pouco digitei um endereço errado e tive acesso à uma infeliz página:

WTF???

Outro teste:

OK, já passou da hora usar OpenDNS!

Vou-me embora para Pasárgada

11-Jul-08

Vou-me embora para Pasárgada
Lá sou amigo do Reis

Novidades:

1 РEstou formado em Ci̻ncia da Computa̤̣o pela UFPR.

2 – Estou deixando Curitiba. Após 22 anos na saudosa Curitiba estou deixando-a, e indo para Recife-PE.

Só tenho o que agradecer a esta magnífica cidade, à minha família que fica por aqui, e aos meus colegas da Mandriva, com os quais pude aprender bastante.

E esperar que este novo desafio seja tão bom e gratificante quanto o antigo.

SU-8W com acentos no N800

30-Jun-08

Estive me perguntando porque os acentos não funcionam corretamente no SU 8W com o N800. Decidi investigar.

Quando eu estava tentando sincronizar o teclado com o N800 pude perceber que o SU 8W é um teclado pré-configurado, e com um pouco de paciência encontrei o arquivo de configuração do mesmo: /usr/share/X11/xkb/symbols/nokia_vndr/su-8w

Após 5 minutos estudando a sintaxe, em 10 minutos é possível perceber que falta alguma coisa: Não há, pelo menos, as configurações para português, espanhol e italiano. Agora eu entendo porque a configuração de layout português não funciona.

Já que não existe uma configuração para o idioma definido, utiliza-se o us_intl, certo? Mas a primeira linha da definição do us-intl tem um comentário preocupante: “I can’t belive! It’s not intl”. Parece que a tafera não será assim tão simples.

Para propósito de teste, não criei um novo mapa de teclado para pt_BR e sim editei o us_intl. O resultado ficou aceitável, e finalmente é possível ter um teclado funcional em português. O resultado você pode entrar aqui.(Não esqueça de fazer backup antes de sobrescrever)

Nos próximos dias ponho aqui a solução definitiva.

Resltado final:
SU 8W funcionando com acentos

PiTracker – tracker de imagem em QT4.

18-Jun-08

Seguindo a linha do “Liberando trabalhos da UFPR“, estou liberando o código do PiTracker.

Projeto da matéria de Processamento de Imagens, o objetivo era fazer um tracker de pessoas em um determinado vídeo.

Na especificação havia:

  • O vídeo será uma sequência de imagens PPM nomeada da forma <nome>_<seq>.ppm. Ou seja, se a sequência se chamar tracker, o primeiro arquivo será o tracker_00.ppm.
  • O vídeo será testado em dois casos: No primeiro haverá uma pessoa, no segundo duas.
  • As pessoas devem ser marcadas com cores diferentes, e a mesma cor para cada uma das pessoas.
  • Em nenhum momento as pessoas se cruzam.

Assim fica fácil! =)

Segue algumas screen shots:

Primeira pessoa aparecendo na imagem

Segunda pessoa aparecendo na imagem

Duas pessoas marcadas lado-a-lado

Como de costume, o código está no SVN em:

http://danilocesar.com/svn/pitracker/


E as imagens podem ser encontradas no site da matéria.

Liberando trabalhos da UFPR

01-Jun-08

Estou prestes a me formar, e lembrando-me de um convite do Arthur Furlan, decidi que estava na hora de liberar alguns trabalinhos legais que escrevi na faculdade.

Servidor/Cliente FTP usando raw socket.

Acho que este é o que será mais útil, principalmente aos meus colegas de Universidade.
Trabalho de redes1, a missão era implementar um cliente/servidor FTP baseado no Kermit utilizando raw sockets. Algumas pessoas fizeram utilizando UDP, mas ae fica sem graça né?! =)

Para controle de fluxo, foi implementado o pára-e-espera. Toda mensagem deve retornar um ack/nack. Obviamente, não há TCP nem IP, a “conexão” é feita sem endereçamento pelo cabo de rede. Os cabos devem ser ponto-a-ponto (até pode ser utilizado um hub, mas provavelmente ele mate todos os pacotes por serem inválidos).

Para detectar erros utilizo paridade-par (sux), e caso o cabo de rede seja removido e colocado depois de pouco tempo, o sistema deve continuar de onde parou. O arquivo final precisa ser consistente. Isto é muito complicado usando apenas paridade par, logo nas mensagens de fim de arquivo envio como dado o MD5, para garantir consistência.

O tamanho de cada arquivo nos pacotes está incorreto. Esta informação está sendo ignorada.

O resto está descrito no arquivo: Mensagens de atá 255 bytes, etc etc.

Como estava aprendendo GTK+ na época, fiz umas modificações para incluir uma interface gráfica. Ficou meio estranho pois incluí isto depois que o trabalho já estava pronto. De qualquer forma, para compilar esta versão, utilize o comando “make gui

No Unix, o pacote deve ser puxado com o comando:

svn co http://danilocesar.com/svn/redes1


Outro dia publico outros códigos.
[]’ s

Danilo Cesar